AMIGOS3

CARTÃO

SEGUIDORES

CARTÃO

CARTÃO

Google+ Badge

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

EVANGELHO DIÁRIO ARAUTOS DO EVANGELHO

Segunda-feira, 31 de Outubro de 2016.
Santo do dia: Beato Tomás de Florença Bellaci, religioso
Cor litúrgica: Verde
Evangelho do dia: São Lucas 14,12-14
Primeira leitura: Filipenses 2, 1-4
Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses:
Irmãos: 1Se existe consolação na vida em Cristo, se existe alento no mútuo amor, se existe comunhão no Espírito, se existe ternura e compaixão, 2tornai então completa a minha alegria: aspirai à mesma coisa, unidos no mesmo amor; vivei em harmonia, procurando a unidade. 3Nada façais por competição ou vanglória, mas, com humildade, cada um julgue que o outro é mais importante, 4e não cuide somente do que é seu, mas também do que é do outro.
- Palavra do Senhor
- Graças a Deus
Salmo 130 (131)
- Senhor, meu coração não é orgulhoso, nem se eleva arrogante o meu olhar; não ando à procura de grandezas, nem tenho pretensões ambiciosas!
R: Guardai-me, ó Senhor, convosco, em vossa paz!

- Fiz calar e sossegar a minha alma; ela está em grande paz dentro de mim, como a criança bem tranqüila, amamentada no regaço acolhedor de sua mãe.
R: Guardai-me, ó Senhor, convosco, em vossa paz!

- Confia no Senhor, ó Israel, desde agora e por toda a eternidade!
R: Guardai-me, ó Senhor, convosco, em vossa paz!
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 14, 12-14
- Aleluia, Aleluia, Aleluia
- Se guardais minha palavra, diz Jesus, realmente vós sereis os meus discípulos (Jo 8,31s).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:
Naquele tempo: 12dizia Jesus ao chefe dos fariseus que o tinha convidado: 'Quando tu deres um almoço ou um jantar, não convides teus amigos, nem teus irmãos, nem teus parentes, nem teus vizinhos ricos. Pois estes poderiam também convidar-te e isto já seria a tua recompensa. 13Pelo contrário, quando deres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos. 14Então tu serás feliz! Porque eles não te podem retribuir. Tu receberás a recompensa na ressurreição dos justos.'
- Palavra da Salvação
- Glória a Vós, Senhor
Comentário do dia por São Bernardino de Sena (1380-1444)
Franciscano - Tratado sobre a esmola
«Convida os pobres»
Dá a tua esmola com alegria. Que tudo aquilo que fazes por amor a Deus cante a alegria, e não o enfado. Porque está escrito: «o espírito triste seca os ossos» (Pr 17,22); o que significa que, quando um pobre vem bater à tua porta e tu lhe estendes a esmola de má vontade, o teu mérito foi consumido antes mesmo de teres flanqueado o limiar. Deves torná-la alegre com o coração, com as palavras e com as obras.
Quando te vem bater à porta um mendigo que te solicita uma oferta por amor de Deus, responde-lhe de bom grado: «Bem-vindo!» Deste modo, estarás a testemunhar-lhe, pelo teu coração, pelas tuas palavras, pela tua expressão afável e pela tua prontidão, que fazes a tua oferta com alegria . A palavra que acompanha a esmola alegra mais do que pensas. E que preciosa ela se torna quando a dás de boa vontade e provas essa disposição com uma palavra de afeto!
Postar um comentário