AMIGOS3

CARTÃO

SEGUIDORES

Google+ Badge

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

EVANGELHO DIÁRIO ARAUTOS DO EVANGELHO

Segunda-feira, 31 de Outubro de 2016.
Santo do dia: Beato Tomás de Florença Bellaci, religioso
Cor litúrgica: Verde
Evangelho do dia: São Lucas 14,12-14
Primeira leitura: Filipenses 2, 1-4
Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses:
Irmãos: 1Se existe consolação na vida em Cristo, se existe alento no mútuo amor, se existe comunhão no Espírito, se existe ternura e compaixão, 2tornai então completa a minha alegria: aspirai à mesma coisa, unidos no mesmo amor; vivei em harmonia, procurando a unidade. 3Nada façais por competição ou vanglória, mas, com humildade, cada um julgue que o outro é mais importante, 4e não cuide somente do que é seu, mas também do que é do outro.
- Palavra do Senhor
- Graças a Deus
Salmo 130 (131)
- Senhor, meu coração não é orgulhoso, nem se eleva arrogante o meu olhar; não ando à procura de grandezas, nem tenho pretensões ambiciosas!
R: Guardai-me, ó Senhor, convosco, em vossa paz!

- Fiz calar e sossegar a minha alma; ela está em grande paz dentro de mim, como a criança bem tranqüila, amamentada no regaço acolhedor de sua mãe.
R: Guardai-me, ó Senhor, convosco, em vossa paz!

- Confia no Senhor, ó Israel, desde agora e por toda a eternidade!
R: Guardai-me, ó Senhor, convosco, em vossa paz!
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 14, 12-14
- Aleluia, Aleluia, Aleluia
- Se guardais minha palavra, diz Jesus, realmente vós sereis os meus discípulos (Jo 8,31s).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:
Naquele tempo: 12dizia Jesus ao chefe dos fariseus que o tinha convidado: 'Quando tu deres um almoço ou um jantar, não convides teus amigos, nem teus irmãos, nem teus parentes, nem teus vizinhos ricos. Pois estes poderiam também convidar-te e isto já seria a tua recompensa. 13Pelo contrário, quando deres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos. 14Então tu serás feliz! Porque eles não te podem retribuir. Tu receberás a recompensa na ressurreição dos justos.'
- Palavra da Salvação
- Glória a Vós, Senhor
Comentário do dia por São Bernardino de Sena (1380-1444)
Franciscano - Tratado sobre a esmola
«Convida os pobres»
Dá a tua esmola com alegria. Que tudo aquilo que fazes por amor a Deus cante a alegria, e não o enfado. Porque está escrito: «o espírito triste seca os ossos» (Pr 17,22); o que significa que, quando um pobre vem bater à tua porta e tu lhe estendes a esmola de má vontade, o teu mérito foi consumido antes mesmo de teres flanqueado o limiar. Deves torná-la alegre com o coração, com as palavras e com as obras.
Quando te vem bater à porta um mendigo que te solicita uma oferta por amor de Deus, responde-lhe de bom grado: «Bem-vindo!» Deste modo, estarás a testemunhar-lhe, pelo teu coração, pelas tuas palavras, pela tua expressão afável e pela tua prontidão, que fazes a tua oferta com alegria . A palavra que acompanha a esmola alegra mais do que pensas. E que preciosa ela se torna quando a dás de boa vontade e provas essa disposição com uma palavra de afeto!

LEITURA ORANTE DO EVANGELHO DO DIA PAULINAS IRMÃ PATRICIA SILVA


Lc 14,12-14 - Uma festa para os pobres!!!
Posted: 30 Oct 2016 07:01 PM PDT

Saudação
- A nós, a paz de Deus, nosso Pai,
a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,
no amor e na comunhão do Espírito Santo.
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!
Preparo-me para a Leitura, rezando:
Jesus Mestre,
Sois o Mestre e a Verdade:
iluminai-nos, para que melhor compreendamos
as Sagradas Escrituras.
Sois o Guia e o Caminho:
fazei-nos dóceis ao vosso seguimento.
Sois a Vida:
(Bv. Alberione)


1. Leitura (Verdade) 
O que diz o texto do dia? 
Leio atentamente, na Bíblia,  o texto: Lc 14,12-14  e observo pessoas. Procuro compreender o ensinamento de Jesus Mestre.
Depois Jesus disse ao homem que o havia convidado: 
- Quando você der um almoço ou um jantar, não convide os seus amigos, nem os seus irmãos, nem os seus parentes, nem os seus vizinhos ricos. Porque certamente eles também o convidarão e assim pagarão a gentileza que você fez. Mas, quando você der uma festa, convide os pobres, os aleijados, os coxos e os cegos e você será abençoado. Pois eles não poderão pagar o que você fez, mas Deus lhe pagará no dia em que as pessoas que fazem o bem ressuscitarem.
Refletindo 
Jesus fala sobre a generosidade desinteressada: convidar os pobres, os que não têm como retribuir. Normalmente, na sociedade, convidam-se pessoas do mesmo nível e que acabam por retribuir. A caridade proposta por Jesus rompe este círculo e dá espaço aos pobres, aos coxos, aos sem aparência, aos cegos...E afirma que este tipo de caridade tem a recompensa de Deus.
Podemos ver outros textos bíblicos que nos falam dos pobres:
Mc 10, 21-22
Jesus olhou para ele com amor, e disse: «Falta só uma coisa para você fazer: vá, venda tudo, dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois venha e siga-me.» Quando ouviu isso, o homem ficou abatido e foi embora cheio de tristeza, porque ele era muito rico.

Lc 6, 20-23
Levantando os olhos para os discípulos, Jesus disse: «Felizes de vocês, os pobres, porque o Reino de Deus lhes pertence.  Felizes de vocês que agora têm fome, porque serão saciados. Felizes de vocês que agora choram, porque hão de rir. Felizes de vocês se os homens os odeiam, se os expulsam, os insultam e amaldiçoam o nome de vocês, por causa do Filho do Homem. Alegrem-se nesse dia, pulem de alegria, pois será grande a recompensa de vocês no céu, porque era assim que os antepassados deles tratavam os profetas. 

2Cor 9,8-9
 Deus pode enriquecer vocês com toda espécie de graças, para que tenham sempre o necessário em tudo e ainda fique sobrando alguma coisa para poderem colaborar em qualquer boa obra, conforme diz a Escritura: «Ele distribuiu e deu aos pobres; e sua justiça permanece para sempre.»

Tg 2, 5
Queridos irmãos: não foi Deus quem escolheu os que são pobres aos olhos do mundo, para torná-los ricos na fé e herdeiros do Reino que ele prometeu àqueles que o amam?

2. Meditação (Caminho) 
O que o texto diz para mim, hoje? 
Minha vida reflete o que o texto diz ou há contradições? Na comunidade da qual participo é assim que as pessoas se relacionam ou há disputa de poder, pessoas que buscam fazer carreira? Que lugar ocupo eu?
Meditando
A Conferência de Aparecida nos recorda:
"A vida se acrescenta dando-a e se enfraquece no isolamento e na comodidade. De fato, os que mais desfrutam da vida são os que deixam da margem a segurança e se apaixonam na missão de comunicar vida aos demais. O Evangelho nos ajuda a descobrir que um cuidado enfermiço da própria vida depõe contra a qualidade humana e cristã dessa mesma vida.  Vive-se muito melhor quando temos liberdade interior para doá-la "Quem aprecia sua vida terrena, a perderá" (Jo 12,25). Aqui descobrimos outra profunda lei da realidade: " que a vida se alcança e amadurece à medida que é entregue para dar vida aos outros. Isso é, definitivamente, a missão."(DAp 360).

3.Oração (Vida)
O que o texto me leva a dizer a Deus? 
Meu coração já está em sintonia com todos os santos.
Vivo este momento em silêncio.Depois, concluo: 
Espírito vivificador,
a ti consagro o meu coração: 
aumenta em mim o amor a Jesus e aos irmãos. 
Faze-me sentir filho amado do Pai. Amém.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós

4.Contemplação (Vida e Missão) 
Qual meu novo olhar a partir da Palavra? 
Vou olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus. Vou eliminar do meu modo de pensar e agir aquilo que não vem de Deus, que não é conforme o Projeto de Jesus Mestre. Vou pensar com amor nas pessoas mais carentes.

Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. 
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. 
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

 Ir. Patrícia Silva, fsp

domingo, 30 de outubro de 2016

LEITURA ORANTE DO EVANGELHO DO DIA PAULINAS IRMÃ PATRICIA SILVA


LEITURA ORANTE
Lc 14,1.7-11 - Quem se humilha será exaltado
Posted: 28 Oct 2016 07:01 PM PDT

Saudação
- A nós, a paz de Deus, nosso Pai,
a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,
no amor e na comunhão do Espírito Santo.
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!
Preparo-me para a Leitura, rezando:
Jesus Mestre,
Sois o Mestre e a Verdade:
iluminai-nos, para que melhor compreendamos
as Sagradas Escrituras.
Sois o Guia e o Caminho:
fazei-nos dóceis ao vosso seguimento.
Sois a Vida:
transformai nosso coração em terra boa,
onde a Palavra de Deus produza frutos
abundantes de santidade e missão.
(Bv. Alberione)

1. Leitura (Verdade) 
O que diz o texto do dia? 
Leio na minha Bíblia, atentamente, o texto: Lc 14,1.7-11, e observo pessoas e suas reações. Procuro compreender o ensinamento de Jesus Mestre.
Num sábado, Jesus entrou na casa de certo líder fariseu para tomar uma refeição. E as pessoas que estavam ali olhavam para Jesus com muita atenção. Certa vez Jesus estava reparando como os convidados escolhiam os melhores lugares à mesa. Então fez esta comparação:
- Quando alguém convidá-lo para uma festa de casamento, não sente no melhor lugar. Porque pode ser que alguém mais importante tenha sido convidado. Então quem convidou você e o outro poderá dizer a você: "Dê esse lugar para este aqui." Aí você ficará envergonhado e terá de sentar-se no último lugar. Pelo contrário, quando você for convidado, sente-se no último lugar. Assim quem o convidou vai dizer a você: "Meu amigo, venha sentar-se aqui num lugar melhor." E isso será uma grande honra para você diante de todos os convidados. Porque quem se engrandece será humilhado, mas quem se humilha será engrandecido.
Refletindo
Mais um convite a Jesus para um banquete no sábado. Nestes banquetes, o protocolo designava rigorosamente os lugares. A história contada por Jesus fala das conseqüências das escolhas. Quem escolhe o primeiro lugar pode se dar mal, dado que este lugar já deve estar designado para outra pessoa “mais importante”. Jesus, reparando que os convidados escolhiam os melhores lugares, quis dizer que quem se exalta será humilhado e quem se humilha será engrandecido. É assim, que o Mestre vai formando os discípulos para as atitudes que lhes convém.

2. Meditação (Caminho) 
O que o texto diz para mim, hoje? 
Minha vida reflete o que o texto diz ou há contradições? Na comunidade da qual participo é assim que as pessoas se relacionam ou há disputa de poder, pessoas que buscam fazer carreira? Que lugar ocupo eu?
Meditando
A Conferência de Aparecida nos recorda: “O anúncio de Jesus sempre convoca o discípulo à conversão, que nos faz participar do triunfo do Ressuscitado e inicia um caminho de transformação.” (DAp 351).

3.Oração (Vida)
O que o texto me leva a dizer a Deus? 
Meu coração já está em sintonia com o coração de Jesus. 
Vivo este momento em silêncio.Depois, concluo: 
Espírito vivificador,
a ti consagro o meu coração:
aumenta em mim o amor a Jesus e aos irmãos.
Faze-me sentir filho amado do Pai. Amém.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.

4.Contemplação (Vida e Missão) 
Qual meu novo olhar a partir da Palavra? 
Vou olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus. Vou eliminar do meu modo de pensar e agir aquilo que não vem de Deus, que não é conforme o Projeto de Jesus Mestre. 
“Sede praticantes da Palavra, e não, meros ouvintes. O sol, quando desponta de manhã, te encontre com a Bíblia aberta sobre os joelhos. E quando se puser, a tua face cansada repouse sobre uma página santa da Escritura” (São Jerônimo).

Bênção 
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.


Irmã Patrícia Silva, fsp
patricia.silva@paulinas.com.br

EVANGELHO DIÁRIO ARAUTOS DO EVANGELHO

Sábado, 29 de Outubro de 2016.
Santo do dia: São Narciso, Bispo
Cor litúrgica: Verde
Evangelho do dia: São Lucas 14, 1.7-11
Primeira leitura: Filipenses 1,18-26
Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses:
Irmãos: 18De qualquer maneira, com segundas intenções ou com sinceridade, Cristo é anunciado. E eu me alegro com isso, e sempre me alegrarei. 19Pois eu sei que isso resultará na minha salvação graças à vossa oração e à assistência do Espírito de Jesus Cristo. 20Segundo a minha viva expectativa e a minha esperança, não terei de corar de vergonha. Se a minha firmeza continuar total, como sempre, então Cristo vai ser glorificado no meu corpo, seja pela minha vida, seja pela minha morte. 21Pois para mim, o viver é Cristo e o morrer é lucro. 22Entretanto, se o viver na carne significa que meu trabalho será frutuoso, neste caso, não sei o que escolher. 23Sinto-me atraído para os dois lados: tenho o desejo de partir, para estar com Cristo - o que para mim seria de longe o melhor - 24mas para vós é mais necessário que eu continue minha vida neste mundo. 25Por isso, sei com certeza que vou ficar e continuar com vós todos, para que possais progredir e alegrar-vos na fé. 26Assim, com a minha volta para junto de vós, vai aumentar ainda a razão de vos gloriardes em Cristo Jesus.
- Palavra do Senhor
- Graças a Deus
Salmo 41 (42)
- Assim como a corça suspira pelas águas correntes, suspira igualmente minh'alma por vós, ó meu Deus!
R: Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo!

- Minha alma tem sede de Deus, e deseja o Deus vivo. Quando terei a alegria de ver a face de Deus?
R: Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo!

- Peregrino e feliz caminhando para a casa de Deus, entre gritos, louvor e alegria da multidão jubilosa.
R: Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo!
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 14, 1.7-11
- Aleluia, Aleluia, Aleluia
- Tomai meu jugo sobre vós e aprendei de mim, que sou de coração humilde e manso! (Mt 11,29)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:
Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam. 7Jesus notou como os convidados escolhiam os primeiros lugares. Então contou-lhes uma parábola: 8'Quando tu fores convidado para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar. Pode ser que tenha sido convidado alguém mais importante do que tu, 9e o dono da casa, que convidou os dois, venha te dizer: 'Dá o lugar a ele'. Então tu ficarás envergonhado e irás ocupar o último lugar. 10Mas, quando tu fores convidado, vai sentar-te no último lugar. Assim, quando chegar quem te convidou, te dirá: 'Amigo, vem mais para cima'. E isto vai ser uma honra para ti diante de todos os convidados. 11Porque quem se eleva, será humilhado e quem se humilha, será elevado.'
- Palavra da Salvação
- Glória a Vós, Senhor

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

EVANGELHO DIÁRIO ARAUTOS DO EVANGELHO

Sexta-feira, 28 de Outubro de 2016.
Santo do dia: São Simão e São Judas Tadeu, Apóstolos; São Germano, abade
Cor litúrgica: Vermelho
Evangelho do dia: São Lucas 6,12-19
Primeira leitura: Efésios 2,19-22
Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios:
Irmãos: 19Já não sois mais estrangeiros nem migrantes, mas concidadãos dos santos. Sois da família de Deus. 20Vós fostes integrados no edifício que tem como fundamento os apóstolos e os profetas, e o próprio Jesus Cristo como pedra principal. 21É nele que toda a construção se ajusta e se eleva para formar um templo santo no Senhor. 22E vós também sois integrados nesta construção, para vos tornardes morada de Deus pelo Espírito.
- Palavra do Senhor
- Graças a Deus
Salmo 18 (19A)
- Os céus proclamam a glória do Senhor, e o firmamento, a obra de suas mãos; o dia ao dia transmite esta mensagem, a noite à noite publica esta notícia.
R: Seu som ressoa e se espalha em toda terra.

- Não são discursos nem frases ou palavras, nem são vozes que possam ser ouvidas; seu som ressoa e se espalha em toda a terra, chega aos confins do universo a sua voz.
R: Seu som ressoa e se espalha em toda terra.
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 6,12-19
- Aleluia, Aleluia, Aleluia
- A vós, ó Deus, louvamos, a vós, Senhor, cantamos; vos louva, ó Senhor, o coro dos apóstolos!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:
Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. 13Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: 14Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; 15Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota; 16Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor. 17Jesus desceu da montanha com eles e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judéia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia. 18Vieram para ouvir Jesus e serem curados de suas doenças. E aqueles que estavam atormentados por espíritos maus também foram curados. 19A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele, e curava a todos.
- Palavra da Salvação
- Glória a Vós, Senhor
Comentário do dia por Bento XVI, Papa de 2005 a 2013
Audiência geral de 11/10/2006 (© Libreria Editrice Vaticana)

A unidade dos Doze, unidade da Igreja
Hoje tomamos em consideração dois dos doze Apóstolos: Simão o Cananeu e Judas Tadeu (que não se deve confundir com Judas Iscariotes). Consideramo-los juntos, não só porque nas listas dos Doze são sempre mencionados um ao lado do outro (cf Mt 10,4; Mc 3,18; Lc 6,15; At 1,13), mas também porque as notícias que a eles se referem não são muitas, exceto o facto de o cânone neotestamentário conservar uma carta atribuída a Judas Tadeu.
Simão recebe um epíteto que varia nas quatro listas: Mateus qualifica-o como «cananeu», Lucas define-o como «zelote». Na realidade, as duas qualificações equivalem-se, porque significam a mesma coisa; de facto, na língua hebraica, o verbo «qanà'» significa ser zeloso, ser dedicado [...]. Portanto, é possível que este Simão, se não pertencia exatamente ao movimento nacionalista dos Zelotes, tivesse pelo menos como característica um fervoroso zelo pela identidade judaica, por conseguinte, por Deus, pelo seu povo e pela Lei divina. Sendo assim, Simão coloca-se nos antípodas de Mateus que, ao contrário, sendo publicano, provinha de uma atividade considerada totalmente impura.
Sinal evidente de que Jesus chama os seus discípulos e colaboradores das camadas sociais e religiosas mais diversas, sem exclusão alguma. Ele interessa-Se pelas pessoas, não pelas categorias ou pelas atividades sociais! E o mais belo é que no grupo dos seus seguidores, todos, mesmo que diversos, coexistiam, superando as imagináveis dificuldades; de facto, o motivo de coesão era o próprio Jesus, no qual todos se reencontravam unidos. Isto constitui claramente uma lição para nós, com frequência propensos a realçar as diferenças e talvez as contraposições, esquecendo que em Jesus Cristo nos é dada a força para superarmos os nossos conflitos. Tenhamos também presente que o grupo dos Doze é a prefiguração da Igreja, na qual devem ter espaço todos os carismas, povos e raças, todas as qualidades humanas, que encontram a sua composição e a sua unidade na comunhão com Jesus

ORAÇÃO PARA CERCO DE JERICÓ- DEVE SER FEITA 7 DIAS

ORAÇÃO PARA SER FEITA SETE DIAS- CERCO DE JERICÓ

ORAÇÃO PARA CERCO DE JERICÓ
(SETE DIAS)
Senhor Jesus,cremos que em Ti, está todo o poder e glória. Tu és Aquele que abre e ninguém pode fechar, que fecha e ninguém pode abrir, e só Tu podes derrubar as muralhas que nos impedem de viver mais perto de Ti. Que a celebração deste Cerco de Jericó seja uma marca em nossa vida.Prostrados aos Teus pés,contemplando os raios de sangue e água de Teu Misericordioso coração, imploramos Tua infinita Misericórdia. Enquanto peregrinamos neste mundo, aguardamos Tua segunda vinda.Com o coração transbordante de alegria, ouvimos Tua voz que nos diz:"Venho em breve".Senhor, Tu conheces nossas obras e nosso amor, nossa fidelidade e generosidade, nossa paciência e persistência. Mas também sondas nosso coração e sabes que, por vezes, nosso primeiro amor se esfriou. Por isso,praticamos as obras do mal e do pecado. Longe de Ti,estamos mortos, mas nos consideramos vivos. Faze-nos renascer, Senhor,pelo Teu Espírito Santo. Tua voz nos diz: "Eu repreendo e castigo aqueles que amo. Reanima, pois , o teu zelo e arrepende-te".
Tu nos repreendes quando somos adeptos de ídolos, quando praticamos imundícies, quando seguimos as falsas doutrinas, quando em nós, falta amor misericordioso por todos. Tu baniste o inimigo do Teu Reino de Amor,então, acolhe-nos, pois andamos na escuridão da noite, e dá-nos o espírito de vigilância, para que o mal não nos surpreenda. Vem em nosso socorro, Senhor,Tu que conheces a angústia de nosso coração. Livra-nos daqueles que, com sua maldade de coração, nos caluniam e difamam. Não tememos o que devemos padecer, pois Tu não nos abandonas. Tu nos dizes: "Eis que estou à porta e bato!" Entra Senhor Jesus! Transforma a nossa vida, instaura Teu Reino de Amor, renova todas as coisas, livra-nos da influência do mal. Mostra ao mundo que Tu venceste a morte e destruíste o reinado do inimigo. Mostra-nos que não existe vitória sem Ti e não existe derrota para quem está Contigo.
Mostra-nos o rosto Misericordioso de Teu e nosso Pai.Abre nosso coração para Teu Espírito Santo, torna-nos dóceis e obedientes,à Tua Voz. Tu nos dizes:"Quem tiver ouvidos, ouça o que diz o Espírito Santo. Ao vencedor darei de comer do fruto da árvore da vida. Não sofrerá dano algum da segunda morte.Eu darei o maná escondido, e entregarei uma pedra branca com um nome novo. Dar-lhe-ei poder sobre as nações pagãs. Eu o revestirei de veste branca, jamais apagarei o seu nome do livro da vida. Farei dele uma coluna em meu Templo. Assentar-se-á comigo em Meu Trono". Tudo isso Te pedimos em nome desse Amor que realiza curas, prodígios e milagres. A Ti, Trindade de Amor, toda honra e glória para sempre! Amém!

Postado por Claudia Protti
do livro Cerco de Jericó de Ironi Spuldaro

LEITURA ORANTE DO EVANGELHO DO DIA PAULINAS IRMÃ PATRICIA SILVA


LEITURA ORANTE
Lc 6,12-19 – Jesus chamou os mais disponíveis
Posted: 27 Oct 2016 07:01 PM PDT

Preparo-me para a Leitura, rezando:
Oração ao Espírito Santo
Espírito Santo, que procede do Pai e do Filho,
tu estás em mim,
falas em mim,
rezas em mim,
ages em mim.
Ensina-me a fazer espaço à tua Palavra,
à tua oração,
à tua ação em mim
para que eu possa conhecer
o mistério da vontade do Pai.  Amém.

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia? 
Leio atentamente,  o texto: Lc 6,12-19 e observo pessoas e as atitudes de Jesus.
Naquela ocasião Jesus subiu um monte para orar e passou a noite orando a Deus. Quando amanheceu, chamou os seus discípulos e escolheu doze deles. E deu o nome de apóstolos a estes doze: Simão, em quem pôs o nome de Pedro, e o seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu; Simão, o nacionalista; Judas, filho de Tiago; e Judas Iscariotes, que foi o traidor.
Jesus desceu do monte com eles e parou com muitos dos seus seguidores num lugar plano. Uma grande multidão estava ali. Era gente de toda a Judeia, de Jerusalém e das cidades de Tiro e Sidom, que ficam na beira do mar. Eles tinham vindo para ouvir Jesus e para serem curados das suas doenças. Os que estavam atormentados por espíritos maus também vieram e foram curados. Todos queriam tocar em Jesus porque dele saía um poder que curava todas as pessoas.
Refletindo
Lucas registra a oração de Jesus durante toda a noite. Afasta-se da multidão e dos opositores hostis, subindo à montanha para a oração. De manhã, chama seus discípulos escolhendo entre eles doze a quem chamou apóstolos. Jesus não chamou para seu grupo os mais preparados do seu tempo, mas, os mais disponíveis. Chamou simples pescadores – Pedro, André, Tiago, João. Chamou o cobrador de impostos. Chamou gente simples. Não significa que discriminou. Apenas, significa que o coração mais simples está livre de muitas preocupações e têm espaço para acolher. E os chamados receberam a missão de enviados – “apóstolos” - para anunciar o Reino, expulsar os espíritos maus e curar todas as doenças, uma missão de libertar as pessoas de todos os males. 
Outros textos bíblicos nos falam do chamado: "Sabemos que todas as coisas concorrem para o bem dos que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o projeto dele" (Rm 8,28).
" Deus os torne dignos do chamado que lhes dirigiu" (2Ts 1,11).
"Eu, prisioneiro no Senhor, peço que vocês se comportem de modo digno da vocação que receberam. Sejam humildes, amáveis, pacientes e suportem-se uns aos outros no amor.Mantenham entre vocês laços de paz, para conservar a unidade do Espírito. " (Ef 4,1-3).
" Ele nos salvou e nos chamou com uma vocação santa, não por causa de nossas obras, mas conforme seu próprio projeto e graça." (2 Tm 1,9).


2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim, hoje? 
O meu Projeto de vida é o do Mestre Jesus Cristo? Pelo Batismo recebi a missão de discípulo e de missionário de Jesus.
Meditando
Os bispos da América Latina disseram em Aparecida: “Para não cair na armadilha de nos fechar em nós mesmos, devemos nos formar como discípulos missionários sem fronteiras, dispostos a ir “à outra margem”, àquela na qual Cristo não é ainda reconhecido como Deus e Senhor, e a Igreja não está presente”. (DAp 376).
Cristo me chama também pelo nome. Como é a minha disponibilidade?

3.Oração (Vida)
O que o texto me leva a dizer a Deus? 
Rezo:
Jesus Mestre, disseste que a vida eterna consiste 
em conhecer a ti e ao Pai. 
Derrama sobre nós, a abundância 
do Espírito Santo! 
Que ele nos ilumine, guie e fortaleça no teu seguimento, 
porque és o único caminho para o Pai. 
Faze-nos crescer no teu amor,
para que sejamos, como o apóstolo Paulo 
testemunhas vivas do teu Evangelho. 
Com Maria, 
Mãe Mestra e Rainha dos Apóstolos, 
guardaremos tua Palavra, 
meditando-a no coração. 
Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida, tem piedade de nós.
(Bem-aventurado Alberione)

4. Contemplação (Vida e Missão) 
Qual meu novo olhar a partir da Palavra? 
Vou olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus. Vou demonstrar pela vida que caminho com Jesus Mestre para anunciar onde vivo, trabalho, estudo; por onde passo deixo os sinais da proposta de Jesus Cristo.

Bênção 
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Irmã Patrícia Silva, fsp

patricia.silva@paulinas.com.br

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

HUMILDADE- CORA CORALINA

Cora Coralina: Humildade Senhor, fazei com que eu...

Humildade

Senhor, fazei com que eu aceite 
minha pobreza tal como sempre foi. 

Que não sinta o que não tenho. 
Não lamente o que podia ter 
e se perdeu por caminhos errados 
e nunca mais voltou. 

Dai, Senhor, que minha humildade 
seja como a chuva desejada 
caindo mansa, 
longa noite escura 
numa terra sedenta 
e num telhado velho. 

Que eu possa agradecer a Vós, 
minha cama estreita, 
minhas coisinhas pobres, 
minha casa de chão, 
pedras e tábuas remontadas. 
E ter sempre um feixe de lenha 
debaixo do meu fogão de taipa, 
e acender, eu mesma, 
o fogo alegre da minha casa 
na manhã de um novo dia que começa.
Cora Coralina

A VIDA É UMA MARAVILHOSA CAIXA DE SURPRESA- LETHICIA THOMPSON

A vida é uma maravilhosa  caixa de surpresas!

Não tenha pressa em viver,  mesmo se todos dizem que a vida corre.  Deus, na Sua infinita sabedoria, fez tudo  a seu tempo e nos dá o tempo  necessário para tudo descobrir.
As crianças querem crescer depressa,  os adolescentes querem ser adultos depressa  e os mais vividos gostariam de voltar  atrás. E tudo o que todos conseguem  com isso é atrapalhar a ordem natural  das coisas e é por isso que muitas  vezes temos a impressão que o mundo  está de cabeça pra baixo.
A adolescência é um período  intermediário entre a criança e o adulto  e é importante buscar a afirmação.
Não corra, não queira tudo  experimentar, não queira envelhecer depressa!
Descubra, dia-a-dia, o que essa  maravilhosa caixinha te reserva e acolha  o que ela te oferece de braços abertos.

Não tenha medos, eles te  impedirão de viver. Mas não encare a  vida com ousadia exagerada, ela poderá  causar danos irreparáveis. 
Aprenda o equilíbrio.
Cultive seus sonhos, mas sem  ignorar que a realidade existe. Saiba  que se todos os seus sonhos se realizassem,  sua vida acabaria.

Não feche os olhos à dor,  é ela que te ensina a melhor apreciar  seus momentos de felicidade.
Seja bom, franco, honesto! As  pessoas aprenderão a te conhecer pela  sua maneira de viver mais do que  pelas suas palavras. 

E quando o amor vier te  encontrar, acolha-o com doçura, sem esperar  demais, sem cobrar demais, sem querer  demais. E se ele partir, prepare a  terra do seu coração para uma nova  semente.

Nunca desista de um caminho  por causa de uma barreira. Muitas vezes  elas chegam para provar nossa resistência,  não para nos impedir de caminhar.

Saiba que a paciência é  uma das maiores virtudes. Cultive-a! Ela  te ensinará a vida!
E, qualquer que seja o caminho  que tenha que atravessar, saiba que Deus  estará presente, que nunca te abandonará  e que será seu guia. Segure Suas  Mãos santas!
Construa, dia-a-dia, suas lembranças  de amanhã! 

MENSAGEM PAULO ROBERTO GAEFKE


Em 21 de setembro de 2016 18:06, Paulo Roberto Gaefke <meuanjobr@gmail.com> escreveu:
Eu vi a mulher caminhar de joelhos mais de 1000 metros,
para pagar uma promessa, uma libertação de doença.
Vi seus joelhos sangrarem e ela chorar de emoção.
Emoção pela cura, emoção pela graça, 
emoção pelo amor Divino que a curou...

Vi pessoas acendendo velas e pedindo ajuda,
outras dando ofertas na Igreja, agradecendo,
algumas estenderam faixas na rua:
"Agradeço a graça alcançada!",

Mas eu não vi, em nenhum lugar,
alguém agradecer pelo que não sofreu,
não vi ninguém pagar promessa:
por não ter sido atingido pela bala perdida,
por não ter sido assaltado hoje,
por não ter descoberto uma doença grave,
pelo filho que voltou da escola,
pelo almoço na mesa, pelo jantar...

Não ouço orações, novenas ou dezenas pelo dia,
não ouço palavras de agradecimento pelo sol,
ouço sim muitas reclamações pela chuva,
pela incompreensão dos outros,  pela falta de alguma coisa...

Cada dia é um milagre em si mesmo,
é oportunidade renovadora, é presente divino
que não podemos desperdiçar com lamentações,
chorar pelo que não temos, pelo que perdemos.
È tempo de AGRADECER!
lembrar o que possuímos de bom,
o que podemos fazer para nos melhorarmos,
tempo de conquistar, perdoar, amar.
Este é o sentido da vida, o milagre de ser feliz
pelo simples fato de existir.
Creia: só por estares aqui, já és Feliz!
Eu acredito em você.
Paulo Roberto Gaefke
www.meuanjo.com.br

AOS MEUS AMIGOS!!!!

AOS MEUS AMIGOS DO BLOG, NÃO SEI O QUE ACONTECEU ATÁ AGORA, PERDI TODO MEU BLOG, QUE EU CUIDAVA COM MUITO CARINHO. INFELIZMENTE PERDI POSTAGENS MINHAS, DE LIVROS QUE JÁ PASSEI PARA FRENTE, PARA MEUS AMIGOS. ABRI OUTRO, E CONFIO EM DEUS QUE VAI DAR CERTO. OBRIGADO A TODOS MEUS AMIGOS, ESPERO CONTAR COM TODOS! FIQUEM COM DEUS!

CLAUDIA PROTTI

EVANGELHO DIÁRIO ARAUTOS DO EVANGELHO

Quinta-feira, 27 de Outubro de 2016.
Santo do dia: Santo Evaristo, Papa
Cor litúrgica: Verde
Evangelho do dia: São Lucas 13,31-35
Primeira leitura: Efésios 6, 10-20
Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios:
Para terminar, irmãos, confortai-vos no Senhor, e no domínio de sua força, 11revesti-vos da armadura de Deus, para estardes em condições de enfrentar as manobras do diabo. 12Pois não é a homens que enfrentamos, mas as autoridades, os poderes, as dominações deste mundo de trevas, os espíritos do mal que estão nos céus. 13Revesti, portanto, a armadura de Deus, a fim de que no dia mau possais resistir e permanecer firmes em tudo. 14De pé, portanto! Cingi os vossos rins com a verdade, revesti-vos com a couraça da justiça 15e calçai os vossos pés com a prontidão em anunciar o Evangelho da paz. 16Tomai o escudo da fé, o qual vos permitirá apagar todas as flechas ardentes do Maligno. 17Tomai, enfim, o capacete da salvação e o gládio do espírito, isto é, a Palavra de Deus. 18Com preces e súplicas de vária ordem, orai em todas as circunstâncias, no Espírito, e vigiai com toda a perseverança, intercedendo por todos os santos. 19Orai também por mim, para que a palavra seja colocada em minha boca para anunciar corajosamente o mistério do Evangelho, 20do qual sou embaixador acorrentado. Possa eu, como é minha obrigação, proclamá-lo com toda a ousadia.
- Palavra do Senhor
- Graças a Deus
Salmo 143 (144)
- Bendito seja o Senhor, meu rochedo, que adestrou minhas mãos para a luta, e os meus dedos treinou para a guerra!
R: Bendito seja o Senhor, meu rochedo!

- Ele é meu amor, meu refúgio, libertador, fortaleza e abrigo; É meu escudo: é nele que espero, ele submete as nações a meus pés.
R: Bendito seja o Senhor, meu rochedo!

- Um canto novo, meu Deus, vou cantar-vos, nas dez cordas da harpa louvar-vos, a vós que dais a vitória aos reis e salvais vosso servo Davi.
R: Bendito seja o Senhor, meu rochedo!
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 13, 31-35
- Aleluia, Aleluia, Aleluia
- Bendito é rei que vem em nome do Senhor! Glória a Deus nos altos céus e na terra paz aos homens! (Lc 19,38;2,14)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:
Naquela hora, alguns fariseus aproximaram-se e disseram a Jesus: 'Tu deves ir embora daqui, porque Herodes quer te matar.' 32Jesus disse: 'Ide dizer a essa raposa: eu expulso demônios e faço curas hoje e amanhã; e no terceiro dia terminarei o meu trabalho. 33Entretanto, preciso caminhar hoje, amanhã e depois de amanhã, porque não convém que um profeta morra fora de Jerusalém. 34Jerusalém, Jerusalém! Tu que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes eu quis reunir teus filhos, como a galinha reúne os pintainhos debaixo das asas, mas tu não quiseste! 35Eis que vossa casa ficará abandonada. Eu vos digo: não me vereis mais, até que chegue o tempo em que vós mesmos direis: Bendito aquele que vem em nome do Senhor.'
- Palavra da Salvação
- Glória a Vós, Senhor